
Síndrome de Tourette
A Síndrome de Tourette, Transtorno de Tourette ou Doença de Gilles de La Tourette é uma doença caracterizada pela presença de vários tiques motores associados a um ou mais tiques vocais, isto é, movimentos involuntários, surgidos antes da idade adulta.
Na verdade, alguns destes movimentos, sua intensidade, podem ser controlados parcialmente, à custa de muita tensão. Assim, na presença de pessoas desconhecidas ou com quem não se tem intimidade, a pessoa com a síndrome certamente se esforçará para conter ao máximo os tiques.
Classificação dos Tiques:
-
Simples
-
Motores: Piscar os olhos, repuxar a cabeça, encolher os ombros, fazer caretas, trincar os dentes, mover os dedos das mãos, etc.
-
Vocais: “coçar” a garganta (Pigarrear, limpar a garganta), grunhidos, uivos, zumbidos, latidos, estalidos com a língua, fungar, gritar, assobiar...
-
Complexos. Os tiques complexos gearalmente são precedidos por algum pensamento que direta ou indiretramente os desencadeia, como obsessões, gerando ansiedade.
-
Motores: Pular, tocar pessoas ou coisas, cheirar, retorcer-se e, embora muito raramente, atos de auto-agressão, tais como machucar-se ou morder a si próprio...
-
Vocais: Frases fora de contexto, frases ou sons ouvidos recentemente que têm que ser repetidos (ecolalia), e mais raramente obscenidades.
Apesar de não haver cura, há tratamento e a indicação para fazê-lo depende muito do quão incomodado o "Touréttico" se sente. Sim, porque muitas vezes os tiques incomodam mais quem os observa, do que quem os têm.
Referências Bibliográficas
-
Síndrome de Gilles de La Tourette
-
Tourette: Por dentro da Síndrome